top of page
  • Thiago Sampaio

Dossiê 14º For Rainbow: Documentários com sentimento

Thiago Sampaio compôs o Júri da Crítica no 14º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Confira os premiados aqui.

"Limiar", de Coraci Ruiz

Se os documentários, em essência, têm o objetivo de trazerem relatos da realidade, foi louvável conferir as delicadas abordagens nos longas metragens selecionados para o 14º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Mais do que apenas entrevistar personagens da vida real, foi possível conferir uma admirável qualidade em termos de estrutura e, principalmente, sentimentos. Percebe-se que foram projetos feitos não apenas com dedicação, mas com uma sincera paixão por seus realizadores.


O vencedor do Júri da Crítica, Mães do Derick, mostrou uma rotina cheia de dificuldade de mulheres fortes, diferentes entre si, mas que têm em comum o cuidado com o pequeno Derick. Não à toa, muitas vezes a câmera surge pelos olhos do próprio garoto, que se torna um espectador. Tudo parece muito natural, sem didatismos. Até mesmo as histórias de algumas delas são contadas através de números musicais, que aparecem como grata surpresa.


Limiar é comovente por se tratar de um estudo da própria mãe diante do processo de transformação do filho transexual. Tudo feito com muita cautela e respeito, sem fugir do medo do preconceito, o "luto" pelo nome originalmente escolhido, entre outros detalhes. Se por um lado é natural esperar imparcialidade, o amor se torna uma vertente que confere muito peso à produção.


Se As Cores do Divino segue um modelo que se aproxima do tradicional, é curioso como Prazer Em Conhecer, mesmo se tratando de uma ficção, adota uma narrativa que se aproxima de um documentário. São relatos variados sobre assuntos que são considerados tabu por grande parte da sociedade, mas que precisam serem falados. É bem expositivo, porém, importante para alcançar o grande público.


Em geral, conferir tais obras é uma experiência que move diferentes sensações. Nem sempre é de fácil absorção, assim como a vida não é, mas qualidade é atestada.


bottom of page