top of page
  • aceccine

Aceccine elege nova diretoria para o biênio 2020/2022


Em eleição feita no último dia 27 de fevereiro, a Associação Cearense de Críticos de Cinema – Aceccine elegeu nova diretoria. Após duas gestões lideradas pelos membros fundadores Diego Benevides e Daniel Herculano, o biênio 2020/2022 será administrada pelos críticos:

Presidente: Arthur Gadelha

Vice-presidente: Kamilla Medeiros

Secretário Geral: Diego Benevides

Primeiro-Secretário: Thiago Henrique Sena

Segundo-Secretário: Larissa Bello

Tesoureiro: Ailton Monteiro

Conselho Fiscal: Beatriz Saldanha, Raphael PH Santos e Thiago Sampaio

O presidente Arthur Gadelha é produtor cultural e realizador audiovisual. Foi curador do Cineclube Âncora na escola pública Porto Iracema das Artes junto a Kamilla Medeiros, e foi responsável pela curadoria dos curtas-metragens do 6ª Festival de Jericoacoara. Admitido na Associação em sua primeira janela, em 2016, representou a entidade em atividades e júris da crítica. Integrou a gestão 2018/2020 como segundo-secretário e fez parte da produção de ações internas, como a eleição dos Filmes Cearenses Essenciais da Década 2010-2019 e o redesenho do site oficial da entidade. Atualmente, é produtor do Núcleo de Imagem do jornal O Povo e escreve para o Cinema às Oito, blog de cinema do jornal cearense.

Kamilla Medeiros, que assume a vice-presidência, é pesquisadora, realizadora e cineclubista, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e em Audiovisual pelo Porto Iracema das Artes, onde participou da fundação do Cineclube Âncora e seguiu na atividade como curadora por dois anos. Pela Associação, integrou o júri da crítica do 18º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário.

Diego Benevides foi um dos membros fundadores da entidade, presidindo a Associação por duas gestões. Assumindo a secretaria geral da gestão 2020/2022, Diego é Mestre em Comunicação com pesquisa em cinema brasileiro contemporâneo pela Universidade Federal do Ceará, onde também faz doutoramento na mesma área. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine, participou como autor de cinco livros, entre eles “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil”. Como jornalista cultural, assinou a coluna semanal Contraplano no Jornal Diário do Nordeste. Desde 2017, faz parte da equipe de curadoria do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema.

Thiago Henrique Sena e Larissa Bello compõem os cargos de primeiro e segundo secretário. Membro desde 2016, Thiago é formado em Letras e em Cinema pela Universidade Federal do Ceará e possui experiência nas áreas de realização, roteiro e crítica de cinema, escrevendo para o site Só Mais Uma Coisa - SMUC. Larissa escreve para seu blog Cine em Foco e para o site BlahZinga. Trabalhou como produtora audiovisual para Globosat e o Festival do Rio.

A tesouraria é assumida por Ailton Monteiro, mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará e autor do blog Diário de um Cinéfilo, fundado em 2002. Sócio da Abraccine, onde colaborou com a publicação de livros como “100 Melhores Filmes Brasileiros”, também foi um dos membros fundadores da Aceccine, atuando em diversos júris da crítica.

O Conselho Fiscal é composto por Beatriz Saldanha, Raphael PH Santos e Thiago Sampaio. Beatriz é mestra em Análise de Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (SP); PH Santos é gerente de inteligência de negócios do grupo O Povo e alimenta canal no YouTube de crítica de cinema. Thiago Sampaio foi editor dos portais Jangadeiro Online e Cinema com Rapadura e hoje escreve para o blog Cena Cultura, vinculado ao portal Tribuna do Ceará/UOL.

bottom of page