• Aceccine

Prêmio da Crítica: 4º CineFestival

Na estreia da Aceccine no evento, o Júri da Crítica premiou dois filmes

O Cinefestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe acabou de anunciar os filmes vencedores da sua 4ª edição! Na estreia da Associação Cearense de Críticos de Cinema - Aceccine no evento, o Júri da Crítica composto por Eric Magda, Rafael M. Vasconcelos e Vinicius Augusto Bozzo delegaram dois prêmios: Melhor Curta Cearense e Melhor Curta Nacional. Os vencedores foram "Pátria" e "A Morte Branca do Feiticeiro Negro".


🏆️ PÁTRIA (CE), de Lívia Costa e Sunny Maia

As diretoras documentam a história brasileira de uma forma tão impessoal e irreverente, mas trazendo em si um importante grito por democracia. O filme é um documentário breve e objetivo, focado principalmente na história política recente do nosso país, e uma de suas maiores qualidades é justamente conseguir sintetizar em sua narrativa a história de uma nação.


🏆️ A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO (SC), de Rodrigo Ribeiro

A forma como o filme escolhe usar de um importante e histórico texto, aliado a registros fotográficos e cinematográficos de escravos e de lugares que remetem a este período nefasto, criam uma narrativa poderosa, única e original. A trilha sonora utilizada também ajuda na construção desse recorte histórico, tornando esta obra audiovisual extremamente relevante, motivo pelo qual foi selecionada como melhor filme nacional pelo júri da crítica.