• aceccine

Prêmio da Crítica: 20º Noia - Festival do Audiovisual Universitário

O júri composto por Beatriz Saldanha, Eric Magda e Thiago Henrique Sena premiou os filmes "Entre o Passado" (Mostra Ceará) e "Paloma" (Mostra Brasil). Confira as justificativas:


🏆️ Entre o Passado (CE), de Larissa Estevam

Através de uma narrativa ficcional, aliada a uma conjunção de fatores de linguagem cinematográfica e estética, o filme busca explorar a relação entre o luto e os laços familiares. A escolha de usar da ficção como ferramenta para contar histórias em meio a anos tão atípicos se destaca dentro da mostra, assim como o protagonismo negro dentro do audiovisual ainda majoritariamente branco. A sutileza e qualidade da direção de Larissa Estevam e demais profissionais envolvidos no filme tornam a obra única e especial no ano de 2021.


🏆️ Paloma (SP), de Alex Reis

O curta-metragem feito em animação conta de maneira irreverente a história de uma pomba da Praça da Sé, no centro de São Paulo, depois de ingerir um chip de celular. Com um ritmo acertado e muito bom humor aliados à uma crítica social, o filme se debruça sobre esses animais e seus corpos modificados por resquícios de uma cidade ultra explorada e maltratada, uma constante lembrança da decadência daquela região marginalizada da metrópole. A reimaginação em forma de funk da canção “Cucurrucucu Paloma” diverte e colabora para uma reflexão sobre aquele espaço urbano.