top of page
  • Arthur Gadelha

Prêmio da Crítica: 16º For Rainbow

Júri foi formado por Eric Magda, Larissa Bello e Thiago Henrique Sena para o 16º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero


🏆️ Melhor Longa-Metragem Brasileiro

Diante dos ecos da ancestralidade, o filme dialoga com as intervenções artísticas e iniciativas de conscientização da protagonista, interagindo de maneira harmoniosa com recursos de linguagens e formas, raiando o corpo indígena, negro, não-binarie e periférico como manifestação de transformação de si, da sociedade e todo ecossistema. Pela quantidade de amor depositado nas sementes que romperão os concretos da destruição e pela memória da nossa terra como organismo vivo, o Prêmio da Crítica vai para o longa UYRA: A RETOMADA DA FLORESTA, de Juliana Curi.


🏆️ Melhor Curta-Metragem Brasileiro

Na reflexão de chegar em algum lugar e a observação de sentimentos no caminho, suas personagens partem para voltar para si enquanto outras retornam para perder-se. Entre não-lugares e entre-lugares, o filme sensoriza seus elos e suas infinitudes. É no interior jaguaretamense que, ao cogitar o “ser” e/no “lugar” nasce o poder de sua narrativa. E conclui que o importante da jornada não é chegar ao seu fim e sim percorrer seus caminhos. O Prêmio da Crítica vai para o curta NA ESTRADA SEM FIM HÁ LAMPEJOS DE ESPLENDOR, de Liv Costa e Sunny Maia.


🏆️ Menção Honrosa: Procura-se Bixas Pretas, de Vinicius Eliziário

Num misto de realidade e ficção, cria-se uma história capaz de reverberar com diversos corpos presentes na tela e também àqueles assistindo dentro de uma realidade pautada nas existências dissidentes não pertencentes ao esperado de uma sociedade que insiste em visibilizar um comportamento heterocisnormativo. E que aqui se propõe construir, através da linguagem e da estética, a existência dos corpos pretos que se conectam entre si e com o espectador. O Prêmio de Menção Honrosa da crítica vai para PROCURA-SE BIXAS PRETAS, de Vinícius Eliziário, enaltecendo as qualidades técnicas e os discursos de cunhos social propostos pela obra.

bottom of page