top of page
  • aceccine

Nota de Falecimento: LG de Miranda Leão

Associação Cearense de Críticos de Cinema lamenta a morte de Luiz Geraldo de Miranda Leão

Esta semana chega ao fim de forma ainda mais triste para todos nós: perdemos Luiz Geraldo de Miranda Leão, conhecido como LG de Miranda Leão, membro honorário da Aceccine e um dos principais nomes da história da crítica cearense. O crítico faleceu na manhã desta sexta-feira aos 89 anos.


Ainda criança, foi levado pelo pai à praia do Mucuripe para testemunhar o set de "It's All True", famosa obra inacabada de Orson Welles gravada nos anos 1940 no Ceará e Rio de Janeiro. Pouco antes dos anos 1950, viu nascer o Clube de Cinema de Fortaleza, espaço de debate tão importante para o desenvolvimento do cineclubismo e da crítica no Estado, onde seus textos eram distribuídos nas sessões. Como crítico, escreveu nos jornais Unitário, O Povo, Correio do Ceará, Gazeta de Notícias e Diário do Nordeste, seu último veículo de atuação onde colaborou até 2013. Mestre em Literatura de Língua Inglesa e Portuguesa, também foi professor universitário e bancário.


Em artigo publicado no livro "Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil" (2019), os associados Ailton Monteiro e Diego Benevides descrevem as características que fizeram o autor ser reconhecido: "a clareza do texto e o interesse em analisar cuidadosamente, seja uma obra mais densa e de vanguarda, seja algum blockbuster aparentemente descartável". Dedicação reiterada em matéria publicada no mês passado pelo editor Dellano Rios no Diário do Nordeste: "Era um crítico de outros tempos. Parecia conhecer cada recôndito do vasto território da arte que o apaixonava. Um saber formado ainda quando as salas de cinema eram mais escassas".


Parte do seu acervo de críticas foi publicada em dois livros: "Analisando Cinema: Críticas de LG" (Imprensa Oficial de São Paulo, 2006), apresentado pela crítica Neusa Barbosa; e "Ensaios de Cinema" (Banco do Nordeste, 2010), apresentado por Rubens Ewald Filho - ambos com organização de sua filha Aurora Miranda Leão.

bottom of page