top of page
  • Daniel Herculano

Dossiê 8ª Mostra Iguatu: a poesia está no ar

Daniel Herculano compôs o Júri da Crítica na 8ª Mostra de Cinema de Iguatu

Como não se entregar à emoção de ver jovens fazendo arte? Eu vi uma experiência na qual crianças, pré-adolescentes, jovens se envolvendo com poesia, animação, fazendo Cinema, e ainda trazendo uma mensagem ecologicamente correta. "São tempos difíceis para os sonhadores", já trazia lá em 2001 a inocente Amélie Poulain. E atualmente parece ser ainda mais difícil sonhar. Mas, sempre que um filme como "Vento Viajante" soprar em nossas mentes, um ar de esperança para pairar de novo sob nossas cabeças.

A animação foi dirigida por Analúcia Godoi, do Espírito Santo, mas realizada com o envolvimento direto de 25 alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, todos do ensino médio de escolas públicas de Icapuí, uma bela cidade litorânea do interior cearense. "Vento Viajante" teve a produção da ONG capixaba Instituto Marlin Azul e foi desenvolvido nas técnicas de animação 2D, stop-motion, com massinha e areia, pixilation e elementos da natureza, vindo de várias regiões do litoral cearense. Os jovens cearenses cuidaram de todos os detalhes, desde o roteiro até a concepção artística, passando pela narração da obra. Muitos usaram como material as areias das dunas de Icapuí, o que acrescenta um tom ainda mais poético à produção. No curta-metragem, somos tragados para a história das aventuras de um vento matreiro, que viaja pelos vários espaços do litoral fazendo amigos por todas as partes, com trilha sonora original, orquestrada por Pedro Alcântara.

Ao ver os filmes em competição, não tive dúvidas em escolher esse como o meu preferido, e fiquei inteiramente feliz ao perceber que, meus dois colegas de júri, também haviam sido tocados por "Vento Viajante". Com uma justificativa de que uma obra coletiva tão cheia de sensibilidade na sua narrativa e conteúdo, e na intenção de incentivar uma nova geração que se lançou - e, torcemos, para se lançar ainda mais no futuro - no Cinema a partir da produção e do esforço de muitas mãos e mentes, ecoando uma simplicidade poética, dedicamos o Prêmio da Crítica para o curta "Vento Viajante."

Obrigado garotos e garotas, e viva o CINEMA.

bottom of page