• aceccine

Aceccine elege nova diretoria para o biênio 2022-2024

Nova diretoria toma posse no dia 01 de maio para o mandato até 2024

Após o processo de eleição concluído no dia 30 de abril, a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu nova diretoria para o biênio 2022/2024. Readequação da gestão anterior para que novos profissionais possam contribuir com a condução de ideias e ações, essa será a quarta equipe a gerir a entidade desde que foi fundada, em 2016. Permanecem Arthur Gadelha, Thiago Henrique Sena, Ailton Monteiro, Larissa Bello e Thiago Sampaio; e entram Raiane Ferreira, Daniel Araújo, Eric Magda, Rodrigo Passolargo e Elvio Franklin, na seguinte divisão:


Presidência: Arthur Gadelha

Vice-presidência: Thiago Henrique Sena

Secretaria Geral: Raiane Ferreira

Primeiro-Secretariado: Daniel Araújo

Segundo-Secretariado: Eric Magda

Primeiro-Tesoureiro: Ailton Monteiro

Segundo-Tesoureiro: Rodrigo Passolargo

Conselho Fiscal: Larissa Bello, Thiago Sampaio e Elvio Franklin


Arthur Gadelha é formado em jornalismo com pesquisa sobre crítica e cinema brasileiro. Roteirista do núcleo audiovisual do Jornal O Povo, é autor do site Ensaio Crítico, local em que escreve sobre filmes e séries, além de cobrir festivais de cinema. É apresentador do Claquete, programa de entrevistas sobre cinema brasileiro independente produzido pelo Canal FDR, exibido em TV aberta no canal 48.1 em Fortaleza e região metropolitana. Admitido na Associação em sua primeira janela, em 2016, integrou a gestão 2018/2020 como segundo-secretário e assumiu a presidência do biênio 2020/2022. Assumindo a vice-presidência na gestão anterior, Thiago Henrique Sena é formado em Letras e em Cinema pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e também mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFC). Possui experiência nas áreas de crítica cinematográfica, realização e roteirização, e escreve para o site Só Mais Uma Coisa sobre cinema e jogos. É membro da Aceccine desde dezembro de 2016.


Raiane Ferreira é realizadora, montadora, critica e pesquisadora. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza (Unifor), seu trabalho mais atual é o curta A Fome que Devora o Coração (2020), projeto composto por equipe 100% feminina e que compôs a seleção oficial de festivais internacionais, nacionais e regionais. Curadora e produtora da mostra CinEma Unifor dentro da programação do mundo Unifor 2017, também compôs o Júri Jovem da 26ª edição do Cine Ceará e o Júri Luzes da cidade no Festival Primeiro Plano de 2020. É criadora do canal Uma Mulher Com Uma Câmera, que busca refletir sobre as mulheres no cinema, tanto frente à câmera quanto atrás dela.


Daniel Araújo é jornalista, crítico de cinema e realizador audiovisual. Membro da Aceccine desde 2017, integrou a comissão de juris em festivais de cinema regionais, nacionais e internacionais. É fundador e autor do site Um Filme ou Dois onde publica críticas de cinema semanalmente. Também colaborou com o site Segunda Opinião com publicações na coluna Sala de Cinema.


Eric Magda tem graduação em Cinema e Audiovisual, é produtore do coletivo artístico independente Vesic Pis com produção de curtas, séries, webséries, clipes e outras formas de obras audiovisuais. Desde 2018 escreve para o site Só Mais Uma Coisa resenhas sobre séries e filmes e os reflexos dos mesmos na sociedade moderna. Tem trabalhos em produção e roteiro de audiovisual cearense independente, focando em protagonismo feminino, negre, trans e não binário na frente e por trás das câmeras. Também integrou júris de duas edições do Noia - Festival do Audiovisual Universitário.


A tesouraria é assumida pelo críticos Ailton Monteiro e Rodrigo Passolargo. Ailton é mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará e autor do blog Diário de um Cinéfilo, fundado em 2002, também sócio da Abraccine, onde colaborou com a publicação de livros como “100 Melhores Filmes Brasileiros”, e foi um dos membros fundadores da Aceccine, atuando em diversos júris da crítica. Rodrigo é roteirista, escritor, produtor cultural cearense e crítico de cinema formado em Economia e graduando em História, com pesquisa voltada ao regional nordestino, cultura popular e armorial.


O Conselho Fiscal é composto por Larissa Bello, Elvio Franklin e Thiago Sampaio. Larissa trabalhou em áreas de produção audiovisual em diversas empresas, tais como Globosat e o Festival do Rio de Cinema, e escreve críticas de filmes para o seu blog Cine em Foco e para o site Ultraverso; Elvio é licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduando em Cinema e Audiovisual pela mesma universidade e criador do site Só Mais Uma Coisa, onde também é host do podcast Só Mais Um Plano Sequência. Thiago foi editor dos portais Jangadeiro Online e Cinema com Rapadura e escreveu para o blog Cena Cultura, vinculado ao portal Tribuna do Ceará/UOL, e atualmente é autor do Canal Thiago na Tela.