A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os curtas e longas-metragens que mais se destacaram em 2018, escolhidos pelos profissionais de cinema e audiovisual que atuam como críticos no Ceará. No decorrer da votação, realizada em duas etapas, foram citados 64 filmes, entre curtas, médias e longas, nas cinco categorias.
Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018 e que permaneceram em cartaz pelo menos uma semana. Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas em circuito que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no decorrer do ano, realizados por cineastas locais.
O critério para o prêmio de melhor curta/média brasileiro contemplava filmes, independente do ano de produção, que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2018. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período.
Melhores Filmes de 2018 segundo a Aceccine
Melhor Longa-metragem Cearense:
“A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima
Melhor Longa-metragem Brasileiro:
“As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Melhor Longa-metragem Estrangeiro:
“Projeto Flórida” (EUA), de Sean Baker
Melhor Curta-metragem Cearense:
“Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno”, de Leon Reis
Melhor Curta-metragem Brasileiro:
“Guaxuma” (PE), de Nara Normande