top of page
  • Thiago César

Lady Bird - A Hora de Voar (2017), de Greta Gerwig


Greta Gerwig ganhou notoriedade em Hollywood com suas performances como atriz em comédias dramáticas de caráter indie, como "Greenberg", "Frances Ha" e "Mistress America", todas dirigidas por seu namorado e principal parceiro artístico, Noah Baumbach. "Lady Bird – A Hora de Voar" é seu segundo longa como diretora, assinando também o roteiro. Embora sem grandes novidades quanto a temáticas e gênero, Gerwig demonstra segurança e personalidade na condução narrativa.

A história se passa em 2002, quando a sociedade americana ainda se recuperava do maior ataque terrorista da história do país, no ano anterior. Uma áurea de desilusão permeava sutilmente os sonhos da juventude naquela geração. Neste contexto, a jovem que dá nome ao título, interpretada com desenvoltura por Saoirse Ronan, lida com os problemas cotidianos da família e da escola, almejando uma faculdade que não a prendesse na vida pacata da pequena cidade de Sacramento.

É possível perceber um sutil tom autobiográfico no roteiro de Gerwig, que demonstra com diálogos naturais, situações banais e bom humor uma propriedade de conhecimento sobre como era lidar com as inseguranças e ambições de uma jovem americana na época. Isso estabelece uma empatia imediata com o espectador, visto a fácil identificação sobre o estilo de vida e preocupações corriqueiras pelas quais a personagem passa. Christine (nome de batismo de Lady Bird), inclusive, poderia muito bem ser interpretada pela própria Greta Gerwig caso a cineasta fosse mais jovem. É a típica narrativa e protagonista de Baumbach, mas dessa vez trabalhadas com mais propriedade por uma figura feminina.

A montagem de Nick Houy dá vibração ao longa. Principalmente durante o primeiro ato, onde somos apresentados às diferentes partes que compõem a vida da personagem, os cortes certeiros estabelecem um ritmo intenso e divertido. À medida que a trama se desenvolve, porém, Houy descansa a imagem em momentos de maior dramaticidade, com destaque aos últimos minutos da projeção.

"Lady Bird" é um filme simples e verdadeiro sobre maturidade, descobertas, decepções, reconhecimento das pessoas e do mundo ao redor, e principalmente, de si mesmo. Uma obra como muitas outras, mas nem por isso menor. Certamente um dos filmes mais pessoais do ano, com merecidas cinco indicações ao Oscar.

Publicado pelo autor em Cinemaginando

bottom of page