top of page
  • aceccine

Nota em defesa da Cultura

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), em votação majoritária, vem manifestar repúdio à decisão dos novos mandatários do Poder Executivo Federal em extinguir o Ministério da Cultura. Defende que a medida demonstra um flagrante retrocesso e uma sinalização preocupante sobre as prioridades dos que ocupam o governo interinamente.

A indicação de que a Cultura pode ser relegada ao segundo plano das políticas de Estado revela uma ameaça grave à nossa invenção enquanto sociedade. A Cultura diz respeito aos nossos modos de constituir diversidade, de produzir a riqueza da nossa vida coletiva, de ativar os nossos processos de diferenciação, de lidar com a memória, com os tempos e com nossas possibilidades de intervir no presente. Ela é, nesse sentido, central para nossas formas de vida em comunidade.

Dessa maneira, independente de postura político-partidária dos associados, a entidade rejeita enfaticamente a extinção do Ministério da Cultura e aponta para o perigo dessa decisão tomada pela presidência interina.

Tags:

bottom of page