top of page

MELHORES FILMES DE 2018

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os curtas e longas-metragens que mais se destacaram em 2018, escolhidos pelos profissionais de cinema e audiovisual que atuam como críticos no Ceará. No decorrer da votação, realizada em duas etapas, foram citados 64 filmes, entre curtas, médias e longas, nas cinco categorias.

 

Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018 e que permaneceram em cartaz pelo menos uma semana. Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas em circuito que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no decorrer do ano, realizados por cineastas locais.

 

O critério para o prêmio de melhor curta/média brasileiro contemplava filmes, independente do ano de produção, que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2018. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período.

 

Melhor

Longa-metragem

 Cearense 

Melhor

Longa-metragem

 BRASILEIRO 

Melhor

Longa-metragem

 ESTRANGEIRO 

morte de perola.jpg

A Misteriosa Morte

de Pérola

de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima

boas maneiras.jpg

As Boas Maneiras

de Juliana Rojas e Marco Dutra

Florida.jpg

Projeto Flórida (EUA)

de Sean Baker

Melhor

CURTA-metragem

 Cearense 

Melhor

CURTA-metragem

 BRASILEIRO 

supernitendo.jpg

Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno (2018)

de Leon Reis

guaxurama.png

Guaxuma (PE)

de Nara Normande

bottom of page