top of page

MELHORES FILMES DE 2016

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os curtas e longas-metragens que mais se destacaram em 2016. Atualmente, a entidade é composta por 20 profissionais de cinema e audiovisual que atuam como críticos no Ceará. A votação das cinco categorias foi realizada entre os dias 28 de dezembro e 07 de janeiro, em dois turnos.

Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016 e que permaneceram em cartaz pelo menos uma semana. Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no decorrer do ano.


Os curtas-metragens também foram avaliados pelos associados. O critério para o prêmio de melhor curta brasileiro contemplava filmes, independente do ano de produção, que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2016. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período.

 

Melhor

Longa-metragem

 Cearense 

Melhor

Longa-metragem

 BRASILEIRO 

Melhor

Longa-metragem

 ESTRANGEIRO 

8. Clarisse.jpg

Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois

de Petrus Cariry

Aquarius-poster.jpg

Aquarius

de Kleber Mendonça Filho

Elle.jpg

Elle (França)

de Paul Verhoeven

Melhor

CURTA-metragem

 Cearense 

Melhor

CURTA-metragem

 BRASILEIRO 

Prêmio Especial de Contribuição 

 ARTÍSTICA 

janaina.jpg

Janaina Overdrive

de Mozart Freire

estado intinerante.jpg

Estado Intinerante (MG)

de Ana Carolina Soares

rosemberg.jpg

Rosemberg Cariry

pelos 30 anos de lançamento de “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” e os 20 anos de “Corisco e Dadá”, comemorados em 2016, partes de uma filmografia essencial que reflete a cultura nordestina e enaltece a produção audiovisual cearense

bottom of page